quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O que é linguistica?

De acordo com o Wikipédia:

A Linguística ou Lingüística é o estudo científico da linguagem verbal humana. Um lingüista é alguém que se dedica a esse estudo. A pesquisa lingüística é feita por muitos especialistas que, geralmente, não concordam harmoniosamente sobre o seu conteúdo. Russ Rymer disse, ironicamente:

A Lingüística é a parte do conhecimento mais fortemente debatida no mundo acadêmico. Ela está encharcada com o sangue de poetas, teólogos, filósofos, filólogos, psicólogos, biólogos e neurologistas além de também ter um pouco de sangue proveniente de gramáticos.

Alternativamente, alguns chamam informalmente de lingüista a uma pessoa versada ou conhecedora de muitas línguas, embora um termo mais adequado para este fim seja poliglota.

Para ler o artigo completo clique aqui.

A LEITURA E AS LÍNGUAS



Os sentidos e as respectivas formas de organização linguística dos textos se dão no uso da LÍNGUA como atividade situada.Isso se dá na mesma medida tanto no caso da fala como da escrita. Portanto devemos usar a língua de todas as formas possíveis.

PALAVRAS



CERTAS PALAVRAS

Certas palavras não podem ser ditas
em qualquer lugar e hora qualquer.
Estritamente reservadas
para companheiros de confiança,
devem ser sacralmente pronunciadas
em tom muito especial
lá onde a polícia dos adultos
não adivinha nem alcança.

Entretanto são palavras simples:
definem
partes do corpo, movimentos, atos
do viver que só os grandes se permitem
e a nós é defendido por sentença
dos séculos.

E tudo é proibido. Então, falamos.


Carlos Drummond de Andrade

ORALIDADE E PALAVRA

ESCRITA E ORALIDADE UMA QUESTÃO A ESTUDAR


"A escrita seria um modo de produção textual-discursiva para fins comunicativos com certas especificidades materias e se caracterizaria por sua constituição gráfica, embora envolva também recursos de ordem pictórica e outros (situa-se no plano dos letramentos). Pode manifestar-se, do ponto de vista de sua tecnologia, por unidades alfabéticas (escrita alfabética), ideogramas (escrita ideográfica) ou unidades iconográficas, sendo que no geral não temos uma dessas escritas puras. Trata-se de uma modalidade de uso da língua complementar à fala."
(MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e Escrita. São Paulo, Editora Cortez, 2001, p26)

Ria cada vaz mais....É super maravilhoso!!!!

Ria que é gostoso!!!

ORALIDADE E CULTURA POPULAR

ORALIDADE



Segundo o grande mestre Marcuschi, a oralidade seria uma prática social interativa para fins comunicativos que se apresenta sob várias formas ou gêneros textuais fundados na realidade sonora; ela vai desde uma realização mais informal à mais formal nos mais variados contextos de uso. Uma sociedade pode ser totalmente oral ou de oralidade secundária, como se expressou Ong [1982], ao caracterizar a distinção entre povos com e sem escrita. Considerando-se essa oposição, nós brasileiros, por exemplo, seríamos hoje um povo de oralidade secundária, tendo em vista o intenso uso da escrita neste país.
Pensem a respeito!!!!!!

ALUNOS E LEITURA: Um início


Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Não basta identificar as palavras, mas fazê-las ter sentido, compreender, interpretar, relacionar e reter o que for mais relevante.

OS QUADRINHOS E A ORALIDADE

As histórias em quadrinhos são enredos narrados quadro a quadro por meio de desenhos e textos que utilizam o discurso direto, característico da língua falada. Assim, justifica-se a pesquisa pelo interesse de demonstrar como as estratégias de organização de um texto falado são utilizadas na construção da história em quadrinhos, que possui em seu texto escrito, características próximas a uma conversação face a face, além de apresentar elementos visuais complementadores à compreensão, tornando este estudo bastante prazeroso, pois a leitura de uma HQ causa no leitor um determinado fascínio devido à combinação de todos esses elementoS.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

COMPARAMENTO

Os rios recebem, no seu percurso, pedaços de pau, folhas secas, pernas de urubu e demais trombolhos. Seria como o percurso de uma planta antes de chegar ao poema.As palavras, na viagem para o poema, recebem nossas demências, nossas vaidades.E demais escorralhas.As palavras se sujam de nós na viagem.Mas desembarcam no pema escorreitas: como que filtradas.E livre das tripas do nosso espírito.

Sintam os rios da sua vida!